segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Macarrão à bolognesa

 Como moro à 5 minutos do meu trabalho, almoço em casa todos os dias, o que é ótimo! Aproveito para dar uma arrumada na casa, estender uma roupa, arquitetar planos mirabolantes e... descansar! Mas se eu escolher algo complexo para cozinhar, perco muito tempo e acabo não fazendo nada. Por essas e outras vou fazer pequenas porções de comidinhas diversas e congelar. Você deve estar se perguntando: "Por que raios ela não compra comida congelada?" Porque comida congelada é cheia de conservantes, têm quase todas o mesmo tempero e são bem mais caras.
Por essas e outras resolvi fazer uma receita simples e adorável: molho à bolognesa.
Gosto desse molho porque é nutritivo, gostoso e rende bastante ($$). Com meio kg de carne de primeira, (R$6,00) fiz um panelão de molho que me rendeu 4 porções para duas pessoas. Posso utilizá-lo com arroz, em uma pizza, com pão ou macarrão. Aliás, por falar em macarrão, amei o fusilli pequeno da Gallo! Cozinha mais rápido e achei mais gostoso do que o fusilli normal, que é meio grandão...

Aí vai a receita do molho:

1 cebola picada
2 colheres de sopa de óleo
1 dente de alho
1/2 kg  de carne moída
1 lata de tomate pelado
1/2 xícara de extrato de tomate
sal
pimenta do reino
tomilho fresco
manjericão
1/4 de xíc de vinho tinto seco (opcional)

Frite a cebola, o alho e refogue a carne moída mexendo bem para não empelotar (tenho horror a carne moída empelotada!). Acrescente os demais ingrediente e cozinhe até a carne quase secar. Acrescente mais um pouco de água (par que a carne volte a ficar com molho), deixe levantar mais uma fervura e desligue.
Congele em potinhos pequenos e terá almoço nutritivo sempre à mão e por um bom preço.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário